domingo, 23 de maio de 2010

Esporão 2 Castas 2009

Para dizer a verdade comprei este vinho porcausa do rótulo. ;)
Claro que tal só aconteceu porque o preço era baixo - ca. € 5,00.




A Herdade do Esporão renovou a imagem dos seus vinhos, apresentando uns rótulos muito mais atractivos. Para comparação juntei tambem uma foto do Duas Castas com o rótulo antigo. Não deve ser dificil adivinhar qual o rótulo novo.
A influência dos rótulos atractivos na decisão de compra é reconhecida por alguns produtores e pelos distribuidores.




Acredito que na compra de vinhos de gama baixa e média a imagem pode ter um impacto significativo, mas quanto mais caro o vinho menor deverá ser a influencia do rótulo na decisão de compra. Mesmo assim, numa caso de indecisão, a imagem pode ajudar.




Voltando ao 2 Castas Ou melhor 2 Grapes) o rótulo, para além de um design inovador, fornece nos informação técnica sobre as castas em duas português e inglês.
O 2 Castas é um branco feito com as castas Verdelho e Viosinho.
O rótulo informa que o Verdelho confere a acidez, e os aromas a citrinos e frutos tropicais, enquanto que do Visionho veem as notas aromaticas de espargos, pessego, lichias e flor de laranjeiro. O teor alccolico é de 14%.

E o que achei eu do vinho?

Na prova olfática fazem-se notar os aromas citrinos e fruta tropical. Na boca surpreende pela secura, mantém-se a componente citrina e o fruto tropical dá lugar a alguma mineralidade. Num final média aparece um ligeiro trave de amargura.

Um vinho interessante, mas não é um branco fácil, mas sim será para beber a acompanhar uma refeição seja ela de peixe, marisco ou alguns queijos. Claramente um branco com aptidão gastronómica e não um vinho de esplanada.

Acompanhou umas ameijoas à bulhão pato, onde a secura do vinho associado aos aromas citricos, permitiu uma boa harmonia.

Foi ainda provado com um Parmegiano Reggiano, com o qual voltou a surpreender, ficando mais redondo, suavizou, e formou um conjunto bem equilibrado.
14,5 pontos


Herdade do Esporão: http://www.esporao.com/





Sem comentários:

Enviar um comentário