sábado, 1 de janeiro de 2011

Valle Pradinhos - 2009 - Branco

É raro deixar me encantar por um vinho branco. Vejo os brancos mais como vinhos para o verão, e normalmente não consigo decifrar mais valias em brancos mais caros comparados com alguns bons brancos de preços mais baixos. Já nos tintos penso que as diferenças fazem se sentir mais facilmente (claro que há excepções). - Tenho que confessar que por vezes a culpa até é minha por servir alguns brancos mais frios de que devia-

Daí este branco Valle Pradinhos ter me conseguido surpreender pela positiva. A surpresa não foi total porque olhando para as castas utilizadas era de esperar um branco diferente do que habitualmente se faz em Portugal.

O Valle Pradinhos é um vinho regional transmontano feito pelo enologo Rui Cunha a partir das castas Gewurztaminer, Riesling e Malvasia-Fina. As primeiras duas são castas que atingem o seu melhor na Europa Central, principalmente nos vinhos da Alemanha e da Alsácia.

O Valle Pradinhos apresenta-se com um bouquet muito largo, onde dominam os frutos tropicais, um estranho equilibrio entre a doçura e a secura, mostrando um vinho complexo ou pouco habitual (para vinho português).

A sua harmonização com comida requer algumas atenções. Neste caso acompanhou de forma ideal um litão (peixe seco) à moda de Olhão com feijao branco.

Um branco interessante e diferente ... que se recomenda.



Sem comentários:

Enviar um comentário